
A moda tem o poder de expressar quem a pessoa é por meio das suas escolhas e do seu estilo, por isso a roupa é uma ferramenta muito importante que afeta diretamente a autoestima. Para entender mais sobre o tema e como nossas escolhas no vestuário ajudam na primeira impressão que causamos, conversamos com a Débora Brindarolli, especialista em marca pessoal e consultora empresarial há 12 anos.
Nesse artigo, Débora nos contou mais a respeito sobre como escolher a roupa ideal para cada ocasião, a importância de encontrar o seu próprio estilo e como a dona ninfa é uma marca singular no mercado do vestuário fitness feminino, usando todo conhecimento dos seus anos de trabalho e da sua formação em moda e administração. Acompanhe:
O que é se vestir bem?

Uma simples peça de roupa pode enaltecer um corpo ou ser mais uma peça que faz parte da rotina. Um vestido, uma calça ou uma blusa podem transformar o bem-estar de uma mulher ao fazê-la se sentir linda e autêntica.
Para Débora “se vestir bem é estar vestido de acordo com o seu perfil, adequado com o ambiente em questão. Por exemplo, se eu vou atender como consultora de uma loja de tênis e esporte, vou vestida para a ocasião, para gerar conexão com o empresário. Agora, se eu vou a um escritório de advocacia, também preciso me adequar dentro do meu estilo, claro, mais com uma roupa mais formal – a roupa precisa estar de acordo com sua personalidade e ocasião”.
A especialista ainda afirma que uma marca de roupas precisa comunicar autenticidade e personalidade, por isso “toda vez que vou comprar algo, eu prezo por peças autênticas, diferenciadas, confortáveis e que sejam de uma marca única”.
Porque se vestir bem faz bem?
A profissional confirmou que se vestir bem melhora a autoestima porque é um fato comprovado pela cognição indumentária. Essa teoria afirma que quando você está bem vestido para uma ocasião, você é mais produtivo, por isso uma boa imagem gera mais conexão, empatia e credibilidade para o indivíduo.
3 dicas para se vestir bem
A escolha por um estilo ideal é muito subjetiva e pessoal, isso nós já entendemos, certo? Mas separamos algumas dicas que podem te auxiliar no caminho, como buscar sempre se conhecer melhor, seus gostos e preferências, saber se adequar aos programas do dia a dia sem fugir do que você gosta, mantendo o conforto e, por último, ouvir seu coração na hora de escolher as peças e não ter vergonha de ser única e incrível!
Autoconhecimento é a chave

É muito legal encontrar pessoas que te inspiram. Você pode ter referências que te atraem, afinal é sempre um ótimo exercício para ter novas ideias na hora de se vestir. Porém, não deixe que a sua admiração pelo visual de outra pessoa se torne prioridade, porque a única pessoa que você precisa agradar na hora de se vestir é você. Não tenha medo de testar uma roupa diferente ou, se o seu e estilo for mais básico, de assumi-lo por aí.
Débora deixou uma dica muito importante: “você sempre tem que se perguntar: Qual o meu objetivo? O que eu quero passar com essa roupa? Qual o meu objetivo nesta ocasião?. A especialista ainda ressaltou que “a imagem é autoconhecimento, por isso quando você descobrir a minha essência, o que você quer transmitir, a sua autoestima melhora, pois psicologicamente, você estará externalizando a sua verdadeira imagem”.
Use seu estilo de acordo com cada ocasião

O mundo da moda está sempre ditando regras e você sempre pode apostar nelas, mas sempre lembrando de priorizar a sua essência e o compromisso ou evento na hora da escolha do visual.
Lembre-se sempre de estar atenta para que look esteja dentro do dress code do evento ou da ocasião de destino e quanto mais confortável, confiante e segura você se sentir com as roupas mais chances tem de acertar na escolha do look!
Tenha o seu próprio estilo

Resgatar a sua essência, descobrir qual o seu estilo e não se deixar levar pelo que a moda dita é importante para que seu estilo esteja alinhado com o seu objetivo pessoal, com a sua verdadeira essência.
Débora ainda afirma “busque sempre ser autêntico. busque se inspirar nas marcas e nas pessoas, mas crie seu estilo próprio, nós somos seres únicos e individuais. Às vezes, duas pessoas se vestem igual, mas tem estilos diferentes que vão dar um toque da essência própria na produção, no look específico”.
Agora é só colocar essas dicas em prática, priorizando sempre a sua escolha pessoal e por marcas que conversem com seu estilo próprio. Se o caso for moda fitness feminina, a especialista ressalta que “as roupas da dona ninfa, elas possuem extrema qualidade, que faz toda a diferença para roupas esportivas, então ela me dá mais segurança, tecido com mais compressão, elasticidade e me deixa mais segura, claro e aumenta minha autoestima”, por isso, não deixe de dar uma olhadinha nas opções do site!